DL - Demos/Músicas não lançadas - Era "Erotica"

Galera, finalmente cheguei em um dos posts mais esperados pelos fãs: aquele que traz as músicas da Era Erotica, pois temos as famosas "The Rain Tapes" e outras coisas muuuuito boas! Sem mais delongas, segue:


1991-1992 - EROTICA - MADONNA'S TAPE



Após algumas pesquisas sobre essa fita, descobri que foi leiloada em 2019 e vazaram o conteúdo em 2021. Segundo rumores, a ex-assessora de arte de Madonna, Darlene Lutz, quem colocou a fita para leilão, como dá pra ver aqui. As músicas são legítimas e trazem algumas mudanças, com grande destaque para a versão demo de Goodbye To Innocence, completamente diferente da versão final, Waiting, Words, Why It's So Hard e Secret Garden. Maravilho conteúdo!




1991-1992 - EROTICA - DEMOS


Aqui temos a demo de "Bad Girl" (Cheat Drunk Girl) com acordes de guitarra diferentes da versão final.

Além de "Dear Father", uma colaboração inédita com André Betts e Mic Murphy (ex-integrante da dupla The System). Parte da letra inclui: "Dear Father forgive me/ I don't know what I've done..." A canção aparece no banco de dados de publicação EMI Music e no sistema MCPS baseado no Reino Unido. Vazaram a música em junho de 2008.

"Love Hurts" – Um título de canção único listado na discografia do produtor/remixer Junior Vasquez. Esta é uma versão inicial de 'Erotica' com um refrão diferente e letras ligeiramente alteradas ("I'll hit you like a Mack truck" em comparação com a versão oficial "I'll hit you like a truck.") Vazaram na internet em março de 2017.

"Secret Garden (Demo Version)", versão demo da última faixa do álbum. Aqui apresenta a mesma letra e música, mas os vocais são mais fortes e claros, com alguma escolha de música alternativa, ou seja, em alguns pontos há apenas a linha de baixo e a voz de Madonna. Essa versão foi vazada em 2008.




1991-1992 - SHEP PETTIBONE DEMOS ALTERNATE SET


Aqui são apresentadas as demos de Shep Pettibone mas que não são as famosas da The Rain Tapes, é um set alternativo com algumas faixas que não estão na The Rain Tapes. Seis dessas faixas estão na The Rain Tapes mas vazaram nesse set também.

"Bye Bye Baby" (Final Demo) apresenta alguns vocais diferentes. 

"Erotica" (Demo Instrumental) apresenta sonoridade diferente da oficial, um áudio bastante curioso de se ter. 

"Goodbye To Innocence" (Demo Instrumental) é a demo instrumental ainda da versão demo de Goodbye To Innocence.

"In This Life" (Demo Rough Vocals) apenas vocais mais crus.

"Shame" (Final Edit), a versão final de Shame, música inédita que ficou de fora de Erotica. O refrão é muito parecido com Shame de Monie Love, música lançada no mesmo período da demo. Talvez por isso na época comentou-se que ambas estariam produzindo uma música juntas, o que nunca aconteceu. 





1991-1992 - THE RAIN TAPES


Aqui estão as famosas "The Rain Tapes" - AS LEGÍTIMAS - que basicamente contêm diversas demos dessa fase, com gravações do final de 1991 e início de 1992. Por muito tempo, tivemos versões fake das músicas circulando na internet até que, aos poucos, vazaram as versões originais. As fitas apresentam versões alternativas para as faixas já conhecidas como "Bye Bye Baby", "Words" e "Rain". Além disso, temos algumas demos inéditas, como é o caso de "You Are the One", "Shame" e Jitterbug". 

Curiosidades:

"Actions Speak Louder Than Words" (duas versões demo alternativas) – Ambas as versões estão sem o instrumento oriental encontrado na versão de "Words". Em vez disso, as teclas de sintetizador que são encontradas no final da mistura comercial são usadas durante o refrão. Há também um som sutil de guitarra. Letras adicionais incluem "I can't fight with your words, they come disguised as love, but your words are so cruel", e "I can't fight with your words, they pretend to be kind, but your words are for fools". Os vocais de apoio e os arranjos de ponte são ligeiramente diferentes. 

"Erotica" (demo inédita). Conhecida entre os fãs como "You Thrill Me", uma vez que essas palavras estão contidas nas letras alternativas. Madonna incorporou esta demo na versão de Erotica que ela executou em sua turnê de 2006 Confessions. É significativamente diferente da versão do álbum. A letra do verso é a mesma usada no álbum, embora não haja vestígios da conhecida letra do refrão "Erotic, Erotic, put your hands all over my body". Em vez disso, Madonna canta uma linha de refrão diferente com uma melodia diferente no mesmo tipo de voz que termina com a linha:
"....You are who you are....and I
Wouldn't want to change a thing...in spite of
All the pain that love can bring...
Tell me, what can I do? I'm so in love with you.
You thrill me, surround me, you fill me
You send me, you put me in a trance
You fill me, inside of me, you take me
You thrill me, you put me in a trance."

O instrumental é próximo da versão oficial, mas a mistura lançada é mais distinta, mais complexa e mais exótica. The Rough Mix inclui o refrão completo, "Erotica, romance, I'd like to put you in a trance...". Uma demo completa desta música, chamada "Final Demo 2", vazou na internet em fevereiro de 2008.

"Jitterbug" (fragmento da música, cerca de 30-45 segundos) – Incluída nas fitas da The Rain Tapes enviadas por Shep Pettibone ao escritório de direitos autorais dos EUA. Foi gravada, mas apareceu entre duas das outras faixas. Ela está listada na etiqueta de fita manuscrita, mas não tem registro de direitos autorais própria. O título foi originalmente escrito com um "G", posteriomente rasurado com um "J" em tinta azul. Ele apresenta música de dança típica de Shep Pettibone com Madonna terminando com "Jitterbug, Jitterbug". Madonna para de cantar, mas a música continua, e ela pode ser ouvida perguntando: "Isso vai continuar para todo o sempre? Alguém termine essa aula de dança." A música pára abruptamente. Ela então diz ao microfone: "Havia algumas ideias fofas". Em 2011, Tony Shimkin, coprodutor da faixa, confirmou em uma entrevista que esta canção foi planejada para ser apresentada em A League of Their Own junto com "This Used to Be My Playground". No entanto, foi abandonada porque, como afirma Shimkin: "estávamos no meio de tantas outras coisas na época e talvez não houvesse necessidade disso no filme". Vazou na internet em setembro de 2019.



1992 - A LEAGUE OF THEIR OWN - DEMOS


Versão de "This Used To Be My Playgroud" do filme.




1992 - WAS (NOT WAS) - SHAKE YOUR HEAD



Essa é a versão remix de "Shake Your Head". Mais sobre essa versão:
"Shake Your Head (Let's Go To Bed)", Madonna gravou o vocal principal com Don e David para o álbum "Born to Laugh at Tornados" produzido em Detroit em 1982-83. Os vocais lançados foram feitos por Ozzy Osbourne com backing vocals de Kathy Kosins e Carol Hall. Madonna e John "Jellybean" Benitez estão nos créditos do álbum. Durante uma entrevista por telefone com Kathy Kosins, em maio de 2006, com Bruce Baron, foi revelado que Ozzy gravou seu vocal primeiro. Kathy e Carol adicionaram vocais em Detroit. Os vocais de Kathy foram substituídos por Madonna pelo produtor Don Was. A gravadora de Madonna, Sire Records, não concordou com o lançamento e os vocais de Kathy foram restaurados para o lançamento da ZE Records como faixa de apoio. Kathy então se tornou uma colaboradora de longa data do Was (not Was). Madonna originalmente se envolveu através de sua amizade com Stephen Bray e seu grupo The Breakfast Club, que também assinaram com a ZE Records (mais tarde adquirida pela MCA). Madonna pediu que seu vocal original não fosse usado em um remix do início dos anos 1990, lançado como single na Europa para apoiar um álbum de Was (Not Was) Greatest Hits. Kim Basinger fez os novos vocais. A versão remix dos anos 1990 com os vocais de Madonna vazou na internet em abril de 2008.



Agradecimentos: Bermu, membros do Madonna Infinity e Blog Holiday Share, do meu amigo Inco.



Comentários

  1. que conteúdo incrivel!! Muito obrigada!!
    Eu nao encontrei o link para o 1991-1992 - SHEP PETTIBONE DEMOS ALTERNATE SET .
    poderia disponibilizar ,por favor?

    muito obrigada, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  2. Conteúdo incrivel! Continue por favor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas